domingo, 23 de novembro de 2008

Corrida acirrada 2 - eleições do DCE Unisinos repercutem na Inglaterra

Continuo falando das chapas e da eleição do DCE desta semana.

O que todos tem em comum: Nenhum deles pode dizer que são abertos, democráticos ou que exigem isso da univerdidade. Pois essas práticas não as apreciam nem mesmo em suas entranhas. Nenhum deles apóia a proposta desse blog de eleição direta por lista para conselho universitário. A saber, esse é o conselho que decide os assuntos acadêmicos. É uma verdadeira caixinha preta e conta com tres representandes dos estudantes (cerca de 10%) para sentar-se a mesa com o "Inri Cristo", que é como o 'corvo' chama o reitor da Unisinos.
Nenhuma das chapas abraçou a Tribuna Universitária, proposta desse blog. Essa proposta é algo que se compara ao Orçamento Participativo, uma voz das massas sem institucionalização nem burocracia. É a própria democracia direta, aos que gostam, mas aos que preferem um modelo stalinista ou burguês, é uma bobagem essa coisa de participação das massas. As massas devem só servir de base e apoio, fazer o papel que Maquiavél descreveu para ela. A ideologia que domina hoje é essa: parecer ser revolucionário e rebelde é fashion. Não importa se se tem ou não mensagem ou propostas.
Tem uns que enchem a boca para criticar. Sou contra essa história de que só se pode criticar quem faz ou quem tem propostas. Apesar de não gostar muito desse clichê repetido indiscriminadamente a favor de quem repete a ideologia dominante, me reivindico contemplado. Eu posso criticar, eu propus e participei. Quem é que vai negar isso? Não vim fazer propaganda de mim, mas sim defender as idéias que me contemplam e que contemplam aos estudantes como um todo, já que outro não apareceu para cumprir com esse papel.

Repercussão na Inglaterra da eleição do DCE

Está bem acirrada a disputa, Amy Winehouse, Felipão... Os apoiadores já estão se posicionando. Eu ainda não decidí, mas gostaria de ir no acústico do Seu Madruga. Ele tá apoiando alguém? Parece que alguns apoios de peso podem fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Colaboradores